domingo, 4 de março de 2012

Perspectiva Atmosférica

Em arte, principalmente na pintura, a perspectiva atmosférica, refere-se a técnica, mediante a qual é possível criar ilusão de distância e profundidade entre os objetos aplicando certas técnicas que implicam a utilização da cor, do valor e da nitidez dos objetos representados.

Este conceito expressa que, a medida que a distancia entre o observador e o objeto aumenta, o contraste entre os objetos e o plano de fundo decresce assim como os detalhes e pormenores dos mesmos.

O descobrimento desta técnica foi do arquiteto e engenheiro do renascimento italiano Filippo Brunelleschi, embora seja erroneamente atribuído o descobrimento da mesma a Leonardo DaVinci pelo fato de ter ele utilizado intensamente esta técnica nas suas pinturas e por ter investigado e escrito muito ao respeito. Em alguns dos seus manuscritos descreveu a técnica à qual chamava perspectiva aérea, da seguinte maneira: “…as cores se tornam mais claras em proporção a distância da pessoa que esta a olhar para elas. Por tanto se estivermos a 5 vezes a distância do objecto, aclaramos a cor 5 vezes.




Como aplicar a perspectiva aérea ou atmosférica

Em relação a cor:
  • A temperatura da cor é utilizada pare criar o efeito de profundidade, utilizando cores mais frias nos objetos mais distantes e cores mais quentes nos objectos mais próximos.
  • Por exemplo, quanto mais longe os elementos de uma paisagem, mais frias são as cores a utilizar. Para representar os objetos ou elementos nos planos mais próximos deveram ser utilizadas cores levemente mais quentes.
  • Com a distância, as cores são representadas menos saturadas e com tendência a igualar a cor de fundo. No caso das paisagens, esta cor é geralmente azul, mas poderá variar de acordo com a paisagem a representar.
Em relação ao valor tonal e nitidez:
  • O valor tonal ou escala de valores, luzes e sombras, também são utilizados para representar distância nos desenhos e pinturas assim como a nitidez nos pormenores e detalhes.
  • Os objetos a distancia tendem a ser mais claros e menos definidos enquanto que os objetos em primeiro plano são mais escuros e bem definidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário